GENERAL GÓIS MONTEIRO E SUAS REAÇÕES

     O General Góis Monteiro, acoado em seu apartamento, simplesmente chamou a polícia.
     O único que chegou a ser aprisionado pelos integralistas foi o Coronel Canrobert Pereira da Costa (chefe de Gabinete do Ministro da Guerra).
     No Palácio Guanabara o encarregado do ataque Severo Fournier deveria parar o caminhão com os revoltosos junto ao portão do palácio onde o chefe da guarda dos fuzileiros navais que protegiam o presidente era na verdade um oficial integralista, elemacabou parando o caminhão na Rua Farani e e os oficiais integralistas vieram correndo pela calçada o que chamando a atenção do sentinela. Os fuzileiros abriram fogo, ficaram sem munição e foram dominados pelos integalistas. De dentro do palácio foram disparados tiros (de baixo calibre) 15 "soldados" integralistas ficaram em posição de ataque, mas logo chegou o General Dutra com tropas leais a Getúlio e controlou a situação. Basicamente ocorreu o mesmo desastre em todas as frentes de atque integralista. Seus principais líderes: Belmiro Valverde, Severo Fournier e Júlio Nascimento foram presos e condenados a 10 anos de prisão (foram anistiados em 1945).
     Em 1938 cria o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
     Em 1938 é criado o DASP, Departamento Administrativo do Serviço Público, em substituição ao Conselho Federal do Serviço Público, criado em 1936.
     Em 1939 cria a Justiça do Trabalho. Através do artigo 122 da Constituição.
     A 3 de setembro de 1939 a Inglaterra e a França declaram guerra a Alemanha.
     A 5 de outubro de 1939 o Brasil se declara neutro quanto a guerra que se desenvolve nna Europa.
     Em 1939 cria o IRB - Instituto de Resseguros do Brasil.
     Em 1940 cria o Ministério do Trabalho e o "Salário Mínimo".
     Também em 1940, cria junto com seu Ministro da Fazenda Souza Costa um plano quinquenal, que previa dentre outras coisas a construção de usina de aço, uma fábrica de aviões, uma usina hidrelétrica em Paulo Afonso, drenagem do rio São Francisco e mais a construção de estradas de ferro e estradas de rodagem. 
     Em setembro de 1940, obtem dos Estados Unidos um empréstimo de 20 milhões de dólares para construir uma siderurgica (futura C.S.N.).
     Em 1941 começa a construção da Usina em Volta Redonda (RJ).
     Em 23 de março de 1941 o navio brasileiro Taubaté que estava no mar mediterrâneo em direção ao Egito foi atacado durante mais de uma hora por um avião da Luftwaffe alemã. (o navio estava amplamente identificado como brasileiro, um pais neutro até então). durante o ataque morre José Francisco Fraga considerado o primeiro brasileiro a morrer na segunda grande guerra.
          Em 7 de dezembro de 1941 os japonese bombardeiam Pearl Harbor no Havaí.
     Em 1942, Getúlio cria a Companhia Vale do Rio Doce.
     Em janeiro de 1942 é relizada a conferência do Rio de Janeiro onde o ataque aos Estados Unidos pelo Japão é considerado um ataque a todos os países das 3 américas.
     A 28 de janeiro de 1942 o Brasil rompe relações diplomáticas com as forças do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
     A 14 de fevereiro de 1942 o navio brasileiro Cabedelo desparece misteriosamente entre a Filadélfia (EUA) e o Brasil. Descobriu-se depois que ele foi afundado por um submarino alemão. alguns dia mais tarde outro navio brasileiro, dessa vez o Buarque.
     Outros navios afundados: Olinda, Arabutã, Cairú, Parnaíba, Comandante Lira, Gonçalves Dias, Alegrete, Pedrinhas, Tamandaré, Barbacena e Piave.
     Em 7 de agosto de 1942 Adolf Hitler autoriza o Almirante Doenitz  a aumentar os ataques ao Brasil, incluindo ataques em águas territoriais brasileiras.
     Às 19:10h do dia 15 de agosto de 1942 o submarino alemão U-507 lança dois torpedos contra o navio mercante brasileiro Baependi; o navio afundou em 4 minutos não dando tempo dos tripulantes ao menos alcançarem os botes salva-vidas.
     No litoral do nordeste brasileiro, o mesmo submarino alemão o U-507, afundou os seguintes navios: Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba, Arará e o Jacira.
          Em 22 de agosto 1942 o Brasil declara guerra aos países do "Eixo" Alemanha, Itália e Japão, entrando assim na 2ª Guerra Mundial.
     Em janeiro de 1943 chega ao Brasil o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt.
      Em 1º de maio de 1943 cria a Consolidação das Leis do Trabalho, (a CLT).
     Em 24 de outubro de 1943 é divulgado o Manifesto dos Mineiros contra a ditadura Vargas.
     Em 18 dedezembro de 1943 o Getúlio cria o Primeiro Grupo de Aviação de Caça; sob o comando do Major-Aviador Nero Moura.
         Em 1944 acontece o Primeiro Congresso dos Escritores Brasileiros igualmente de cunho contra ao governo Vargas.
     Em 1944 cria as férias remuneradas, a semana de 48 horas de trabalho e a Carteira Profissional e ainda funda a C.S.N. (Companhia Siderúrgica Nacional).
     Às 7:00h do dia 16 de  julho de 1944 tropas brasileiras desembarcam na baía de Nápoles-Itália.
     Em 22 de fevereiro de 1945 José Americo de Almeida (ex-candidato a presidência de uma aleição que nunca ocorreu) concede uma entrevista a Carlos Lacerda que foi publicada no jornal Correio da Manhã e que causou enorme repercurssão. Nesta entrevista ele nega a legitimidade do governo de Getúlio e lança a candidatura de Eduardo Gomes.
     Já estava ficando insustentável a presença de Vargas no poder, afinal o Brasil enviou tropas para a Europa para lutar contra a tirania e a opressão e vivia aqui em uma ditadura.
     Góis Monteiro retorna de uma viagem ao Uruguai e ao ser recebido por outros oficiais das forças armadas declarou: "Voltei para acabar com o "Estado Novo".
     Getúlio se segura como pode no poder. Ainda é muito querido pelo "povão".
     O Presidente nomeia seu irmão Benjamim Vargas para o cargo de Chefe de Polícia do Distrito Federal (Rio de Janeiro). Aparentemente foi a gota d'água.
       Em 18 de abril de 1945 é decretada anistia aos presos políticos.
     Em agosto de 1945 os "pracinhas" como eram carinhosamente chamados os soldados brasileiros em guerra na Europa retornama vitoriosos em suas campanhas.
     É feita emenda constitucional prevendo eleições livres, para 2 de dezembro de 1945.
     Em 29 de outubro de 1945 Góis Monteiro acende o estopim do movimento para colocar o "velho" pra fora. As tropas do Rio de Janeiro saem dos quartéis e ocupam a cidade. Monteiro envia o General Cordeiro de Faria para comunicar ao "presidente" que ele estava deposto. Getúlio Vargas não resistiu; simplesmente saiu e foi para o Rio Grande do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário