FERNANDO COLLOR DE MELO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Princípio da imparcialidadeAmbox scales.svg
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

Fernando Collor de Mello
Fernando Collor de Mello
32° Presidente do Brasil Bandeira do Brasil
Mandato
15 de março de 1990 até
29 de dezembro de 1992
Afastado desde 2 de Outubro de 1992
Vice-presidente
Itamar Franco
Precedido por
José Sarney
Sucedido por
Itamar Franco

Nascido em
12 de agosto de 1949 (60 anos)
Rio de Janeiro
Partido político
ARENA, PDS, PMDB, PRN, PRTB e PTB
Esposa
Caroline Medeiros
Profissão
empresário
Fernando Affonso Collor de Mello (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1949) é um empresário e político brasileiro, atualmente filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro.
Foi o trigésimo segundo presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu de 15 de março de 1990 a 29 de dezembro de 1992. [1] Foi também o primeiro presidente eleito por voto direto após o Regime Militar, em 1989.
O governo foi marcado pela implementação do Plano Collor, pela abertura do mercado nacional às importações e pelo início do Programa Nacional de Desestatização.
Renunciou ao cargo na tentativa de evitar um processo de impeachment fundamentado em acusações de corrupção. Embora tenha renunciado, o processo de impeachment prosseguiu e Fernando Collor teve seus direitos cassados por oito anos por determinação do Senado Federal, e só foi eleito novamente para cargo público em 2006, tomando posse como senador por Alagoas em 2007.

0 comentários:

Postar um comentário